Segurança no Uruguai

Uruguai é considerado o país mais seguro da região, onde a tranquilidade é o estandarte inclusive em sua capital e cidade com mais população, Montevidéu. A tolerância e a cordialidade dos uruguaios, somadas a liberdade de culto convertem a Uruguai em um destino onde os estrangeiros sempre se sentem a vontade.

A segurança no Uruguai se vê favorecida pela grande estabilidade política e o clima pacífico do território, onde são impensadas as ameaças terroristas ou as guerras civis. Também não há grandes riscos climáticos, já que é uma zona livre de sismos e as tormentas mais fortes são facilmente previsíveis.

Dicas de segurança para viajar ao Uruguai

Embora Uruguai não esteja livre da delinquência, os índices de criminalidade estão entre os mais baixos da América. Os crimes violentos contra os turistas são quase inexistentes, mas é recomendável manter as pertenças vigiadas e não ostentar objetos de valor para não estimular os assaltos.

As cidades mais populosas são as que requerem maiores precauções, enquanto que nos pequenos destinos costeiros e do interior os fatos delitivos são praticamente nulos. As zonas do centro de Montevidéu estão bem vigiadas e são seguras. Pode-se caminhar à noite (convenientemente em grupo) pela Av. 18 de Julio, Punta Carretas e Pocitos sem riscos. A zona do porto e a Ciudad Vieja são menos amigáveis após o pôr do sol, motivo pelo qual é recomendável se trasladar de taxi.

Durante a temporada do verão, as principais praias se tornam numerosas e se reforça a vigilância policial. A principal dica nas praias é não deixar as pertenças sozinhas no momento de entrar ao mar. Pelo resto, os destinos da costa são muito tranquilos, inclusive à noite.

Dados úteis sobre a policia no Uruguai

A Policia Turística é o corpo policial uruguaio especialmente preparado para a assistência dos turistas. Localizam-se estrategicamente em pontos concorridos por turistas, de maneira de que seja fácil localizá-los ante qualquer duvida ou eventualidade.

As estradas no Uruguai são bastante seguras, mas o numero de acidentes é uma das principais preocupações das autoridades. Durante os picos da temporada, aumenta a presença da Policia de Transito nas principais rodovias para cuidar da segurança.

O telefone da emergência policial é 911 em todo o país. É importante ligar para este número somente em caso de urgência. Para informes ou consultas, entrar em contato com a Policia Turística de Montevidéu (Fone 2 0800-8226) ou para a Policia Departamental (em Montevidéu o numero é o 1909 e em Maldonado 2151 5100). O telefone de bombeiros é o 104.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*