Observação de baleias no Uruguai

El avistamiento de ballenas en Uruguay

A costa uruguaia é ideal para a observação da baleia franca austral, que chega a estas costas para o acasalamento e parto. O final do inverno é uma excelente temporada para a observação de baleias no Uruguai, atividade que cresce cada ano.

Temporada de baleias no Uruguai

A chegada anual se produz entre os meses de agosto e novembro. Durante este período, as baleias se cruzam e parem suas crias, para logo se dedicar ao cuidado de seus filhotes, preparando a viagem de migração. As tranquilas águas uruguaias são apropriadas para que estes cetáceos realizem seu descanso durante a migração.

Para facilitar a observação de baleias no Uruguai se instalaram nove plataformas costeiras, estrategicamente localizadas. Também se programaram diversas excursões para divisar as baleias no seu passo pelas costas uruguaias. Algumas saem de Montevidéu, passando por Piriápolis, até Punta del Este. Também desde Punta del Este e La Paloma há tours de observação de baleias.

Os tours de observação contam com guias qualificados e se realizam seguindo estritos protocolos de preservação das baleias e de segurança para os turistas. Prévio as saídas, os visitantes recebem informações no marco de um programa de Organização para a Conservação de Cetáceos.

A forma menos agressiva de observação de baleias é desde terra, com binoculares. Esta modalidade evita a invasão do espaço das baleias e não ocasionam impacto sobre o seu meio ambiente.

 

 

Comentarios (2)

  1. Franklin

    Estarei em Montevideo do dia 25 ate31 de julio, gostaria de hacer una vicitacion para observacion de las baleias. Gracias!

  2. Rena

    No mostrar dónde están los lugares para observar ballenas con binoculares !!!! Locales ??? Gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*