O porto de Montevidéu

El puerto de Montevideo

O porto de Montevidéu está situado na margem esquerda do Río de la Plata e é o principal porto comercial do país. Sua qualidade de porto natural, faz com que não seja necessário um constante dragado, a diferença, por exemplo, do porto de Buenos Aires, com o qual compete vantajosamente, devido a sua capacidade de receber a navios de grande tamanho.

Encontra-se protegido por os quebra mares Este e Oeste, que o protegem dos ventos sul e por tanto pode operar às 24 horas do dia, todo o ano.

Dispõe de uma grande praia de contendores que facilita o transito de cargas entrantes e das que saem. Tal praia de contendores recebe também mercadorias por terra, de caminhões ou de trem.

O porto ostenta o caráter de “porto livre”, pois a legislação uruguaia permite movimentar cargas sem restrições da alfândega nem limite para o armazenamento de mercadoria. Também autoriza a realização de operações tais como: fracionamento, remarcado, classificado, deposito, etc. Também oferece a isenção de impostos para as importações.

É um porto Hub ou porto de redistribuição de carregamento, já que recebe a muitas das líneas de navios de longo percorrido, que deixam seu carregamento na cidade, de onde é re dirigida para o seu destino. Alem disso conta com um Hinterland ou zona de influencia, muito maior que a população da cidade.

A zona do porto abrange uma superfície de 70 hectares. As Ramblas possuem uma superfície de 48.700 metros quadrados e a área de operação nos cais, é de 33.500 metros quadrados. A profundeza dos cais públicos é de 10.5 metros com um calado de 10 metros e um atraque total de 1.6575 metros. Conta com 21 gruas.

Os terminais do porto de Montevidéu

Possui dois terminais, o terminal marítimo de La Teja, que se encarrega do abastecimento de hidrocarbonetos; e a de passageiros de Buquebus. Alem disso conta com serviço de reparações industriais e navais, um cais para a pesca, dois diques de reparações e uma zona de cabotagem.

O terminal de Buquebus opera no cais Maciel, 382 metros de comprimento e uma profundeza de 5 metros. Usa-se para o transporte de passageiros entre o Uruguai e a Argentina, embora também receba a grandes cruzeiros.

Comentarios (3)

  1. Carlos Roberto de Oliveira

    Muito boa a matéria. Sucinta e objetiva.

  2. Angela M. P. M. Valle

    Muito boa a matéria, por isso peço sua ajuda. Como pesquisar sobre a entrada de imigrantes italianos no porto de Montevideo entre os anos de 1890/1895.

    Grata

    Angela

  3. Evandro Cesar Correa

    transporte a montevideo asunción
    30 toneladas por carga.
    Quedo a la espera de respuesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*