O idioma no Uruguai

O idioma oficial do Uruguai é o espanhol ou castelhano, falado pela grande maioria dos habitantes. O espanhol do Uruguai pertence ao dialeto do Río de la Plata, e tem muitas similitudes com o falado em Buenos Aires.

O rasgo distintivo do espanhol rioplatense é o uso generalizado do “voseo”, é dizer, o uso do “vos” no lugar de “tu”, com sua correspondente conjugação. A maioria dos uruguaios dizem “vos sos” no lugar de “tu eres”, “vos tenés” em vez de “tu tienes”, ou “caminás” no lugar de “caminas” (geralmente os verbos na segunda pessoa se acentuam na última sílaba no voseo). No Río de la Plata se usa o pronome “ustedes” e não o “vosotros” da Espanha.

Contudo, o espanhol uruguaio não é homogêneo. Em alguns lugares como Rocha e Maldonado é mais frequente o uso do “tu”. Na região da fronteira com o Brasil, nos departamentos de Rivera e Artigas, e estendido o “portunhol”, dialeto que fusiona o português e o espanhol.

O castelhano do Uruguai e diferente do de Buenos Aires na entonação (muito menos musical e com elisão das “s” e no léxico. Uma das expressões típicas usadas no Uruguai é o “ta”, que geralmente equivale ao “ok” ou “concordo”. Também é característico dos jovens a expressão “de más”, para se referir a algo está ótimo.

Algumas expressões léxicas típicas do Uruguai

Bondi: ônibus

Botija ou gurí: crianças

Championes: calçado esportivo, tênis

Remera: camiseta

Buzo: suéter, blusa

A pata: a pé

Laburo: trabalho

Pila: muito

Outros idiomas no Uruguai

Embora no Uruguai não há uma segunda língua oficial, muitos falantes tem o inglês como segunda língua adquirida, já que é ensinado em todos os anos do ensino médio. Também está estendido o aprendizado do português, o italiano e o francês.

Isto, mais a alta porcentagem da população alfabetizada e a fácil compreensão do espanhol uruguaio, converte ao Uruguai num excelente país para a prática do turismo idiomático. De fato, muitos turistas (em sua maioria estudantes universitários) chegam a Montevidéu para aprender a falar espanhol, ficando períodos de varias semanas.

 

Comentarios (2)

  1. Estela

    Yo estoy enamorado de Uruguay y quiero ir a ver este hermoso país, que yo sepa sólo a través de fotos

  2. raemilly

    finalmente encontrei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>