Como exportar para o Uruguai

Uruguai foi um dos primeiros países da região em consolidar um comercio aberto e liberalizado em importações e exportações. O Banco Central de la República é o encarregado de controlar os produtos que ingressam ao país e cobrar os impostos, segundo as normas previstas pelo “Código Aduanero Nacional”.

Requisitos para exportar para o Uruguai

Os requisitos para exportar para o Uruguai dependem, em grande medida, do tipo de produto que se deseje ingressar ao país. Os veículos novos, as armas de fogo, os remédios, os materiais radioativos, os alimentos e flores, as bebidas alcoólicas e as sementes devem passar por um controle de qualidade para serem devidamente certificados e autorizados. Os alimentos alem disso, devem apresentar em sua etiqueta toda a informação sobre o peso, os ingredientes, o país de origem e a data de vencimento (tanto no idioma original como no espanhol).

O Certificado de Origem da mercadoria contem a declaração genérica de cada envio do exportador, formulada por este e corroborada pelos organismos autorizados. Este certificado é necessário para autenticar a origem dos produtos, beneficiando-se da redução de impostos daqueles países com os que Uruguai mantém acordos comerciais. A emissão deste certificado se pode solicitar à “Cámara de Comercio y Servicios del Uruguay” (fone +598 2 916 12 77).

Também se exige o “Conocimiento de Embarque” (Conhecimento de embarque), com a declaração dos envios de mercadorias formulada pelo embarcador. Outros documentos requeridos não a “Factura Comercial”, subscrita pelo exportador, e o “Cumplido Aduanero”, expedido pelos funcionários da Alfândega que intervém nas verificações das mercadorias.

A Dirección Nacional de Aduanas (fone +598 2 915 00 07) oferece assessoramento sobre que papéis são os necessários para exportar para o Uruguai. Também se pode consultar em Uruguai XXI, organismo encarregado da promoção de exportações e investimentos, pelo fone +598 2915 3838.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*